Prestes a deixar a presidência da Câmara de Dirigentes Lojistas de Porto Alegre (CDL-PoA), Alcides Debus quase transformou a entidade empresarial em uma aceleradora de startups. O empresário, que passa o cargo para Írio Piva (Elevato) no dia 2 de janeiro, relata que seu objetivo foi focar a atuação da CDL-PoA na apresentação de soluções. Neste momento, seleciona 10 entre 200 startups que possam contribuir com soluções para o varejo.
– Um dos projetos foi o Infohub, uma startup que recebeu aporte do Shark Tank para ajudar o lojista a comprar com mais eficiência, porque analisa o que gira mais. Entregamos para o varejo em todo o Estado – conta Debus.
Essa vocação recém-descoberta vai se estender a partir do início das atividades do Instituto Caldeira, que vai concentrar startups, aceleradoras e outras iniciativas inovadoras. O centro de inovação que vai funcionar no DC Navegantes a partir de meados de 2020 terá a entidade com responsável pela "vertical de varejo" do Caldeira.
– A CDL-PoA se associou ao Caldeira, e lá dentro, queremos ser um centro de inovação para o varejo. Nossa missão lá será integrar o universo das startups com os lojistas. Já estamos em processo de seleção de 200 startups que possam desenvolver soluções para o varejo. Queremos chegar a cerca de uma dezena para atuar conosco no Caldeira. Somos uma fomentadora de negócios – relata Debus.
Durante a gestão, Debus comprou uma sede nova para a CDL-PoA, na Praça Oswaldo Cruz, onde fica o Edifício Coliseu. A mudança do atual espaço, na Rua Senhor dos Passos, ficou para a próxima diretoria, relata:
– Queria ter feito essa mudança, mas não foi tão rápida porque precisávamos levar a tecnologia para lá. Ficou para o próximo presidente.
Ainda não está definido o futuro da unidade na Senhor dos Passos, embora Debus preveja que a tendência é vender, já que a administração de imóveis não está entre as atividades-fim da CDL-PoA. Na Praça Oswaldo Cruz, adianta, haverá coworking e espaço para recepcionar entidade de todo Estado, já que a Câmara da Capital hoje presta serviços para cerca de 210 municípios gaúchos, especialmente na área de avaliação de crédito.