Ao comprar um tênis da marca Somos Numa, de Novo Hamburgo, o cliente não só adquire um calçado 100% vegano – ou seja, que não usa matéria-prima de origem animal –, como contribui para uma causa social. Mas a empresa só produz o número de pares suficiente para garantir recursos para os projetos, além de sua margem de lucro, claro. Cada coleção lançada é batizada com o nome da iniciativa que terá ajuda. Parte do valor arrecadado com a coleção Amo Criança, por exemplo, será usado para o desenvolvimento de uma campanha de prevenção do câncer infantil.
Segundo Laura Prodanov, design de moda e sócia da empresa, a marca já nasceu com o objetivo de auxiliar projetos sociais. A empreendedora explica que as instituições são escolhidas por indicação. A empresa oferece canais de contato no e-commerce e por
meio das redes sociais:
– Estamos sempre abertos. É claro que as ONGs precisam preencher uma série de requisitos, entre os quais ter CNPJ, além de ser alinhado com os nossos ideais.
Atualmente, três iniciativas são apoiadas: Amo Criança – Associação de Assistência em Oncopediatria, Pata Dadas, ação de extensão da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e Sopro de Amor.
Laura explica que a empresa não estipulou valor fixo para cada ação:
– Para esses três projetos, por exemplo, doamos 50% do lucro arrecadado com as coleções.
O lançamento de uma nova coleção está previsto para janeiro de 2020. Os produtos estão sendo fabricados. Desta vez, o valor arrecadado será destinado para mais de uma ONG. Entretanto, todas devem atender animais. Segundo Laura, esse é o segmento que mais mobiliza o público da marca. Além do e-commerce, os produtos também serão vendidos
em lojas físicas da região metropolitana de Porto Alegre. Desde a criação, a empresa produziu 520 pares de tênis, usando 32,5 quilos de tecido reciclado, 520 garrafas pet
e 119 quilos de borracha reciclada.
* Colaborou Camila Silva
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