O projeto de franquias de uma hamburgueria de Porto Alegre inclui, além de búrguer e cerveja, ações sociais. Criada em 2015 pelo casal Patrícia Rotermund e Rodrigo Marques,
a Bendizê teve marca e cardápio – os sanduíches levam nomes de líderes pacifistas, com Mandela, Dalai Lama e Luther King –pensados para gerar impacto social. Apenas neste ano, a empresa já doou R$ 16 mil e contribuiu para o trabalho de 10 instituições de assistência social.
Aos poucos, ações pontuais, como festas de Natal para crianças da comunidade próxima da hamburgueria,
no bairro Tristeza, foram incorporadas como propósito
e se transformaram em regra. Para se tornar franqueado
da rede, é indispensável ter o compromisso de promover ações sociais. Marques detalha que o responsável pela unidade pode escolher projetos alinhados a suas crenças:
– Começamos o processo de franquia há 15 dias, ainda está em desenvolvimento, mas um dos pré-requisitos é compartilhar dos nossos valores.
No primeiro semestre, a empresa desenvolveu o projeto "Segunda do Ben" (de Bendizê) por nove segunda-feiras consecutivas. Nessas datas, 20% do faturamento dos hambúrgueres foi destinado para instituições sociais. Em novembro, a hamburgueria vai promover a ação "Chefes da Rua": durante um dia, a hamburgueria vai fechar o trecho da via que ocupa para atender apenas pessoas sem moradia.
– Com um dinheiro fictício, os participantes poderão contratar serviço de barbearia, comprar em brechós parceiros e, por fim, serão jurados em um concurso de hambúrgueres. A ideia da ação é dar voz para quem não é ouvido – define Rodrigo.
* Colaborou Camila Silva