
Uma indústria pesada do norte do Estado virou uma espécie de oásis na crise do setor.
A Triel HT, de Erechim, acabou de anunciar investimento de R$ 16,4 milhões em parceria com a Randon, que também passa por um bom momento. Além de dividir esse aporte com a sócia na Randon Triel HT, que atuará apenas na área de implementos rodoviários, constrói outra unidade, exclusiva, que vai exigir outros R$ 20 milhões. Será focada nos segmentos em que segue operando de forma isolada: veículos especiais e logística agroindustrial. Atualmente com 450 funcionários, projeta aumento de ao menos cem postos de trabalho a partir do primeiro semestre de 2020 para dar conta da ampliação.
Darlan Dalla Roza, diretor da Triel HT, detalha à coluna que surgiu uma oportunidade de ocupar área ao lado da já tomada pela atuais instalações atuais e foi tomada a decisão de ampliar as operações:
– Temos um planejamento estratégico para atender a mercados em que hoje não estamos. Exportamos para Estados Unidos e toda a América Latina, mas queremos também vender para a América Central. Temos perspectiva de crescimento, porque somos uma empresa que diversifica, com resultado bastante positivo. Projetamos crescimento de 15% nas vendas neste ano.
Conforme o executivo, a ampliação era uma "ideia antiga", concretizada a partir de sinais positivos, como outra parceria com uma empresa americana na área de equipamentos para manutenção de linhas elétricas, expectativa de crescimento no agronegócio e oportunidades com o acordo do Mercosul com a União Europeia. Embora a Triel ainda não venda direto para países europeus, explica, é fornecedora de empresas que exportam.
– Quando essas empresas vendem mais, puxam nosso crescimento.
Pelo relato de Dalla Roza, a expectativa de redução no juro básico também anima. O executivo relata que tem encontrado linhas de crédito com juro menor em bancos privados, especialmente os cooperados, do que no BNDES.
– A taxa mensal no BNDES está entre 1,1% e 1,2% ao mês, enquanto no no Sicoob ou no Sicredi encontramos entre 0,85% e 0,9%.