Diante das dificuldades no mercado nacional, o setor moveleiro de Bento Gonçalves, na Serra, buscou fôlego no Exterior. No primeiro semestre, as exportações de fabricantes de móveis do município subiram 8,2% frente a igual período de 2018. Entre janeiro e junho, os embarques alcançaram US$ 21 milhões, indicam dados do Ministério da Economia, compilados pelo Sindicato das Indústrias do Mobiliário de Bento Gonçalves (Sindmóveis).
– O resultado foi muito bom. Devido à trava no mercado nacional, muitas empresas se voltaram mais ao cenário externo. Ganharam força lá fora – resume o diretor internacional do Sindmóveis, Leonardo Dartora.
O desempenho positivo foi influenciado pelas vendas aos Estados Unidos. De janeiro a junho, as exportações ao mercado americano saltaram 242,1%. O país de Donald Trump é o segundo principal destino dos embarques do polo moveleiro de Bento Gonçalves, atrás do Uruguai, para onde as vendas do setor caíram 8,5%.
– Por causa da briga comercial com a China, os Estados Unidos passaram a focar em mercados como o brasileiro – aponta Dartora.
O setor moveleiro é visto com potencial de ganhos relacionados ao acordo comercial entre Mercosul e União Europeia. A projeção leva em conta o fato de empresas do segmento já terem experiência de vendas a países como a França.
– Ainda é cedo para avaliar possíveis impactos, mas o acordo pode trazer benefícios – diz Dartora.