A bolsa reagiu com queda às informações sobre a troca de mensagens entre Sergio Moro, então juiz da 13ª Vara Federal de Curitiba, e procuradores do Ministério Público Federal no Paraná na época das investigações da Operação Lava-Jato. No final da manhã desta segunda-feira (10), o Ibovespa caía 0,8%.
Analistas atribuem o mau desempenho a eventuais desdobramentos das informações publicadas no site brasileiro da The Intercept. Apesar de a queda na bolsa ser significativa, no câmbio os ânimos estão mais moderados, com o dólar operando quase em estabilidade. Tem variação positiva de apenas 0,05%.
No início da manhã, a bolsa chegou a abrir em alta.
A percepção era de que os efeitos no mercado financeiro seriam limitados, conforme André Perfeito, economista-chefe da Necton. No entanto, indicações de que o material pode ter seguimento acabaram afetando o humor de investidores e especuladores.
O clima de incerteza criado por eventuais desdobramentos da divulgação de que Moro teria extrapolado os limites da atuação de magistrado, orientando a investigação, combina-se a outras interrogações do mercado financeiro para a semana, observa Perfeito:
– Para além deste vazamento há que se considerar as dificuldades de se aprovar o crédito suplementar na semana em que está marcada uma greve geral para o dia 14. Tudo isso pode colocar fogo no clima político que parecia estar se estabilizando.