A Dado Bier, pioneira na produção de cervejas artesanais no Rio Grande do Sul, passou a exportar ao Paraguai. É o segundo país para o qual as latinhas da cerveja gaúcha embarcaram, depois de enviar a brazilian lager para os Estados Unidos. Em parceria com a distribuidora paraguaia Prisma Trading Cressam, já enviou ao Paraguai um milhão de latas de lager, IPA e weiss, só no primeiro trimestre de 2019. Foram cerca de 365 mil litros distribuídos em 15 carretas.
Eduardo Bier Corrêa, dono do negócio, relata que começou a avaliar projetos de venda ao Exterior que chegam à empresa de forma mais aberta:
– Vamos avaliar processos que tenham fundamento. Queremos avançar na exportação por uma questão estratégica, não por oportunidade de negócio. Como o Brasil tem câmbio flutuante, com eventuais disparadas da moeda, às vezes com agressividade, precisamos nos proteger.
O instrumento financeiro para fazer essa proteção, chamado de hedge, tem alto custo. A saída, conforme Bier, foi fazer um hedge natural, que é obter receita em moeda estrangeira. Um dos pontos que interessou a Dado Bier no projeto do parceiro paraguaio foi o fato de que a empresa tem história no segmento, porque vem de uma grande indústria em processo de consolidação. Outro foi o fato de que o plano não é disputar mercado por preço, mas por qualidade. Outro aspecto que incentivou a parceria foi o fato de os paraguaios já consumirem muitos produtos brasileiros, e cerveja em grande quantidade: 65% da bebida importada por eles vem do Brasil.