A startup gaúcha TownSq, que disponibiliza soluções em gestão de condomínios, pretende consolidar sua operação no Exterior e dobrar sua base atual no Brasil em 2019. A empresa, que também funciona como uma rede social de vizinhos, foi criada em Porto Alegre em 2013, como SocialCondo, internacionalizou a operação em 2017 e hoje disponibiliza sua solução para mais de 5 milhões de residentes no Brasil, Estados Unidos, Canadá e México.
Conforme o CEO, João David, o foco da startup é melhorar a experiências das pessoas que vivem nos condomínios e profissionalizar os síndicos e reduzir gastos com administradora – que pode ser até 50% menor.
– Conseguimos reduzir o valor graças a nossa automação, com inteligência artificial, e a qualificação dos nossos profissionais. Enquanto administradoras tradicionais precisam de 50 pessoas para organizarem documentação e tudo mais, nós precisamos de dez – afirma.
Entre as funcionalidades do app estão detalhamento dos gastos do condomínio, atualizado em tempo real, liberação de visitante na portaria e aviso de entrega na portaria. Nos Estados Unidos, por exemplo, já é possível pagar a taxa do condomínio com o cartão de crédito, como em serviços por demanda.
Em janeiro, a empresa lançou o programa Síndicos Profissionais, para capacitar e certificar os administradores. As aulas são ministradas por professores convidados e colaboradores da TownSq.