Depois de ser anunciado na coluna pelo presidente da Multiplan – dona do empreendimento –, José Isaac Peres, o complexo de 19 torres no BarraShoppingSul (detalhes no vídeo abaixo) ganhou nesta sexta-feira (4) o último carimbo que faltava. Com a emissão da licença de instalação pela prefeitura de Porto Alegre, os primeiros quatro edifícios que estão nos planos do investidor para este ano já podem começar a ser erguidos. Só dependem, agora, do ritmo da empresa, que prevê investir um total de R$ 2,5 bilhões na área.
Conforme Maurício Fernandes, secretário de Sustentabilidade da prefeitura, o complexo vai ocupar uma área de 400 mil metros quadrados. A concentração, pondera, não será maior do que em bairros consolidados da Capital, como Centro Histórico ou Bom Fim, com a vantagem de garantir tratamento de esgoto, o que não ocorre em regiões de urbanização mais antiga. O secretário admite "preocupação" com o estreitamento das pistas na curva do Pontal, mas pondera:
– Essa preocupação não pode impedir a ocupação da cidade. A licença de instalação se fixa em questões ambientais, essa foi tema do Estudo de Viabilidade Urbanística (EVU), no passado. Precisamos encontrar soluções.
Com vários itens previstos como contrapartida e em troca de uma área pública, o empreendimento terá canais navegáveis e parceria com clubes náuticos locais. É inspirado no Golden Green (imagem abaixo), na Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro, o último com jardins projetados por Burle Marx. Conforme a Multiplan, o ritmo de lançamento das torres vai depender da demanda. Se houver muita, será mais rápido, se for menor, mais espaçado.
– É um investimento de um grupo de fora do Estado, muito bem-vindo. Essa etapa da licença de instalação (LI) cumpriu o prazo legal de seis meses. Assinei a licença prévia e agora também a LI. Quando cheguei, há um ano e meio, havia 2,5 mil processos. Abrimos
os armários, tiramos todos os esqueletos. Não decidir é a pior solução.