Com investimento estimado em R$ 2,5 bilhões e previsão de até 19 torres, o megaprojeto imobiliário da Multiplan anunciado pelo presidente do grupo, José Isaac Peres, Golden Lake, vai exigir da empresa carioca vários tipos de compensação, especialmente no entorno do BarraShoppingSul, em Porto Alegre. Os leitores pediram, e a coluna foi checar: as obras previstas no acordo com a prefeitura para liberação do complexo vão desde urbanização da orla até reforço no sistema de segurança pública.
As torres devem ser construídas entre o shopping da Zona Sul e o Jockey Club. Terá canais navegáveis e parceria com clubes náuticos locais. Para 2019, a fase 1 do projeto prevê o início dos quatro primeiros prédios.
Com a prefeitura de Porto Alegre, a empresa assumiu dois tipos de compromisso, porque parte da área a ser ocupada era originalmente pública. Isso significa que, além das contrapartidas habituais de projetos que alteram fluxos e mobilidade na Capital, será preciso entregar outra lista de melhorias urbanas. Só nesse capítulo, estão previstas intervenções que alcançam cerca de R$ 84 milhões. Esse valor foi definido em 2016 e ainda pode ser atualizado. É o que corresponderia a 20% do valor do terreno que será ocupado pelo empreendimento e foi "vendido" pelo município – legalmente, trata-se de conversão de área pública. Os recursos serão usados para urbanização da orla (70% do total) e obras sociais (30%).
Outro conjunto de obrigações é o de contrapartidas para suavizar o impacto urbano do megaempreendimento. Inclui desde a duplicação de vias públicas até a reforma de escolas municipais. Conforme Germano Bremm, adjunto no exercício da Procuradoria-Geral Municipal, todas as obras devem estar prontas para que seja entregue a carta de habitação à Multiplan. As primeiras quatro torres do empreendimento devem começar a ser construídas em 2019. Falta apenas a licença ambiental que deve ser emitida pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente nos próximos dias.
Confira algumas das obras que serão realizadas na região
Contrapartidas
Projetar e implantar faixa adicional de tráfego na Avenida Icaraí no sentido centro/bairro (desde Rua Chuí até a Wenceslau Escobar)
Projetar e implantar duplicação da Av. Wenceslau Escobar desde Rua Castro de Menezes até Avenida Copacabana
Executar obras de melhoramento da Praça José Alexandre Záchia
Reformar as escolas municipais da região
Adquirir equipamentos para a segurança pública como viaturas e telas para monitoramento.
Conversão de área pública
Execução de nova subestação de energia elétrica para o Postão da Cruzeiro
Execução de calçamento e pavimento do estacionamento do Postão da Cruzeiro
Realização de projetos e obras na orla do Guaíba (trecho próximo ao empreendimento).
*Com Anderson Mello