![Anderson Fetter / Agencia RBS Anderson Fetter / Agencia RBS](http://www.rbsdirect.com.br/imagesrc/23918682.jpg?w=700)
Aberto há um ano, com a economia ainda lenta, o ParkShopping de Canoas teve motivos para festejar o primeiro aniversário:
– As vendas ficaram 18% acima da estimativa – relata Marco Aurélio Jardim, explicando que a projeção antes da abertura é baseada em shoppings recém inaugurados e nas lojas presentes.
As 34 lojas vagas na estreia (do total de 300) foram reduzidas para 10. Ao longo de 2018, 27 foram acrescidas – três substituídas.
Uma das estratégias foi trazer marcas novas na região, detalha Jardim, citando Authentic Fit, Morena Rosa e Calvin Klein. Com base na movimentação de outros shoppings do grupo Multiplan no Rio, Jardim avalia que o Rio Grande do Sul está pior:
– O Rio tem a violência, a crise do Estado, mas circula mais dinheiro. O turismo segue forte. Para shopping, segue bem. E lá, a crise veio depois da Olimpíada, enquanto o RS parcela salários há quatro anos. Aqui se sente mais.