A AEL Sistemas, com sede em Porto Alegre, ampliou seu acordo com a Saab. A empresa, controlada pela israelense Elbit, forneceria monitores desenvolvidos e produzidos na capital gaúcha para o programa Gripen no Brasil. Agora, tornou-se fornecedora da cadeia global da companhia sueca. Passa a exportar displays de última geração para equipar os caças E/F não só no Brasil, mas também na Suécia.
A partir de 2020, os 60 caças Gripen E encomendados pela Suécia para a Saab passarão a incluir os equipamentos desenvolvidos pela AEL, permitindo equalizar os programas brasileiro e sueco. A iniciativa é parte do contrato de transferência de tecnologia firmado à época.
A empresa produz três tipos de monitores – Wide Area Display (WAD), que fica no painel das aeronaves, Head-Up Display (HUD), que fica na frente do piloto, em posição avançada, e Helmet Mounted Display (HMD), no capacete. O programa inicial era atender às necessidades da Força Aérea Brasileira (FAB). A aprovação dos equipamentos permitiu o contrato de exportação e a transformação da AEL Sistemas em uma das principais fornecedoras globais da Saab.
Uma das inovações propostas pela AEL foi unificar em um só monitor informações antes dispersas em três telas e outros mostradores no painel. A tela tem alta definição e é sensível ao toque com luz infravermelha, para que o piloto não precise tirar as luvas de proteção ao interagir com o equipamento.
A padronização dos programas Gripen E/F brasileiro e sueco contida na inovação oferecida pela AEL é considerada "transferência de tecnologia inversa", ou seja, do Brasil para o mundo. Mostra um novo exemplo de transbordamento (spillover effect) na parceria industrial. Na avaliação da empresa, supera as expectativas da FAB quanto ao aumento da capacidade da indústria nacional, um dos grandes objetivos do programa Gripen brasileiro.
– Toda a tecnologia empregada é da AEL – frisou Sérgio Horta, presidente da empresa, na época de uma das entregas de protótipos.
Conforme a empresa, as sessões de treinamento com pilotos suecos e brasileiros em simuladores equipados com o display panorâmico de alta resolução (WAD), os pilotos concluíram que a apresentação de dados em tela única representa solução melhor que a anterior. É a principal fonte das informações de voo e missão na cabine de piloto, aumentando a consciência situacional tática do piloto.