O grupo japonês Sojitz formalizou nesta terça-feira (4), a entrada no mercado gaúcho de veículos de luxo. O conglomerado, que atua em outros setores no país, como o petroquímico e o agronegócio, adquiriu 80% das concessionárias Audi em Porto Alegre e Caxias do Sul.
Conforme o CEO das operações no setor automotivo do grupo no país, Takaaki Iwasaki, em um primeiro momento o foco é fortalecer a área de carro de luxo, para depois pensar em direcionar investimentos para outros segmentos da economia no Estado.
– É uma grande oportunidade de investimento nessa indústria (veículos premium), que, para nós, tem um grande potencial. Estamos estudando a atuação e outros pontos, mas ainda não definimos. Estamos muito otimistas como a chegada aqui – afirma.
O interesse pelo segmento de carros de alto valor vem da constatação de que foi menos afetado pela crise do que o mercado de veículos mais populares, detalhou Iwasaki. Acostumada a atuar com clientes gigantes, como Vale e Braskem, a empresa foi uma das pioneiras a realizar exportação do minério de ferro do Brasil para a Ásia e já trabalha, desde 2015, com veículos de luxo em Santa Catarina. No Estado vizinho, onde está em seis cidades, também é acionista majoritária da empresa Top Car, rede de concessionárias de veículos BMW, Mini e BMW Motorrad.
A Sojitz do Brasil está no Brasil desde 1950 e atua ainda nos semgentos aeroespacial e tecnologia da informação, infraestrutura e ambiente, energia, metais e carvão, produtos químicos, alimentos e agronegócio, material de consumo e varejo.
* Anderson Mello