O assunto não poderia ser outro. A coluna selecionou quatro filmes com tramas centradas nas histórias de personagens que retratam a categoria que parou o Brasil. Todas as escolhas são de títulos nacionais.
Jorge – Um brasileiro (1988)
Mostra o universo dos caminhoneiros que atravessam estradas e caminhos de todos os tipos para chegar ao seu destino. Jorge, após brigar com a sua antiga companheira, Sandra, sai para mais uma viagem, lembrando-se dos fatos mais marcantes de sua vida.
O Sal da Terra (2008)
Baseado em uma história real, conta a história do padre Miguel, que abandona as missas tradicionais e vira caminhoneiro, pregando nas estradas. Ele conhece diversos tipos de pessoas e amplia sua experiência sobre a vida humana.
À Beira do Caminho (2012)
Retrata a vida de um caminhoneiro que, após um grande trauma, deixa tudo para trás e decide cruzar o Brasil. Ao longo do caminho, ele dá carona a um menino, que sonha encontrar o pai em São Paulo. A viagem promete mudar o destino dos dois.
Homem Comum (2015)
Acompanha a vida do caminhoneiro Nilson de Paula durante quase 20 anos. No começo da jornada, o transportador de porcos é casado e pai de uma menina. Ao longo dos anos, morte, doença, recomeço, asfalto e chão batido fizeram parte da história desse homem.