Presidentes expostos em erros ou suspeitos de crimes costumam atribuir a responsabilidade de sua crise a elementos externos, que tentam controlar desesperadamente até que, nesse afã, cometem equívocos adicionais. Na semana em que apertou o cerco sobre Michel Temer, a coluna revisita o caso que antecedeu o escândalo de Watergate, estopim da renúncia de Richard Nixon nos Estados Unidos.
The Post - A Guerra Secreta (2017)
Steven Spielberg fez o filme com uma lente nos anos 1970 e outra na segunda década dos 2000. Aborda o que é correto fazer diante de sucessivos e reiterados crimes de um governo: expor a verdade. A última frase, ficcional, pronunciada por um Richard Nixon em crise, é o mesmo recado enviado por Trump: ninguém do Post entra na Casa Branca.
O Homem mais Perigoso da América (2009)
Este documentário relata a história real de Daniel Ellsberg, funcionário do Pentágono que decidiu revelar segredos por discordar da manipulação sobre a Guerra do Vietnã nos anos 1970. O título é referência à forma como Ellsberg foi chamado por Henry Kissinger, conselheiro de segurança do então presidente Richard Nixon. Vai que inspire alguém, não?
Os Segredos do Pentágono (2003)
Antes da obra assinada por Steven Spielberg e do documentário, um telefilme com bom elenco já havia colocado foco sobre Daniel Ellsberg. Em vez de mostrar como a imprensa tratou o tema, recorta o período de captação dos Pentagon Papers até o momento em que o servidor público é liberado das acusações de espionagem.