Apesar de um suposto "anúncio" do presidente Michel Temer de suspensão da sobretaxa de 25% sobre o aço importado para o Brasil, a medida ainda é uma expectativa. Mais cedo, o representante de Comércio dos Estados Unidos, Robert Lighthizer, havia afirmdo que governo americano espera começar "dialogar em breve com o Brasil" sobre a possível isenção nas tarifas à importação de aço e alumínio que entram em vigor nesta semana.
A declaração foi feita na Câmara dos Deputados dos EUA, mais especificamente no Comitê de Meios e Medidas, sobre o avanço das tratativas com os demais países a respeito da medida. Lighthizer destacou o fato de que os países que abrirem negociação não terão de pagar a sobretaxa até a conclusão das conversas. O representante de Comércio (US Trade Representative) é o equivalente ao ministro do setor nos EUA. A confusão sobre o nome do cargo já fez seu ocupante, no passado, ser chamado de "sub do sub do sub" pelo então presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
Lighthizer confirmou que Canadá e México, sócios do Tratado Norte-Americano de Livre Comércio (Nafta, na sigla em inglês), devem ficar fora do alcance da sobretaxa. Entre os países que abriram negociação, citou Austrália, Argentina e União Europeia. Não mencionou o Brasil, a não ser como uma possibilidade.