Oitenta dias depois da data oficial da assinatura do contrato de concessão para administrar o aeroporto Salgado Filho, a Fraport marcou a data para início das atividades de ampliação da pista e do terminal de passageiros, entre outras mudanças. No próximo dia 22, a empresa vai lançar a pedra fundamental das obras de expansão do "Porto Alegre Airport", marca adotada pela alemã.
O primeiro pacote de obras prevê investimento de cerca de R$ 1,5 bilhão, que envolve contratação do consórcio, compra de equipamentos, desenvolvimento e gestão do projeto.
O consórcio que comanda a construção é formado por HTB (antes conhecida como Hochtief), Tedesco e Barbosa Mello (empresa de Minas Gerais). Os trabalhos serão desenvolvidos em regime de EPC, em que as empresas contratadas gerenciam todo o trabalho e entregam o resultado ao contratante. Em entrevista à coluna, Pedro Tedesco Silber, presidente da Tedesco, já avisou que a intenção é contratar “o maior número possível de parceiros e fornecedores locais”.
Nesta quinta-feira (1º), o empresário confirmou que a intenção é iniciar os trabalhos na área ainda em março, o que deve envolver ao menos 700 trabalhadores. Reiterou que um dos objetivos do consórcio é contar com o maior número possível de parceiros locais. O consórcio já está mobilizando equipes e começando a organizar as atividades no local.