A Fraport Brasil, que venceu a licitação para concessão do aeroporto Salgado Filho, anunciou na manhã desta quinta-feira (1º) que assinou na terça (30), contrato para execução das obras de expansão da pista do aeroporto Salgado Filho. O consórcio escolhido é formado por HTB, Tedesco e Barbosa Mello. A HTB é a antiga Hochtief, de origem alemã, que em 2012 adquiriu o controle da gaúcha Tedesco. Conforme a Fraport, as obras têm previsão de início em março, e incluem, além da ampliação da pista, a expansão do Terminal 1, adequação das vias de taxiamento e melhorias no sistema de drenagem do aeroporto.
Esse pacote de obras é chamado, pela empresa, de fase 1B, que terá investimento de aproximadamente R$ 1,5 bilhão, valor que abrange contratação do consórcio, compra de equipamentos, desenvolvimento e gestão do projeto. A ampliação da pista do Salgado Filho é uma obra esperada há quase uma década. Um de seus melhores efeitos é permitir a operação de aviões maiores e com mais capacidade de carga, o que tende a aumentar a exportação direta por Porto Alegre. Atualmente, é necessário transporte por caminhões até um aeroporto maior, como o de Viracopos, em Campinas, o que eleva o custo dessas transações.
As negociações para o contrato assinado agora começaram em setembro de 2017, conforme a Fraport. A modalidade é a tradicional EPC (engineering, procurement and construction), que determina que o consórcio é responsável por todas as etapas das obras, desde o projeto até a entrega final. As licenças ambientais já foram emitidas pelos órgãos reguladores e está previsto um pico de até 700 trabalhadores para execução destes serviços. A expectativa é de concluir a expansão do terminal até outubro 2019 e a extensão da pista até 2021.
Tanto no texto do anúncio quanto na sinalização do Salgado Filho, a Fraport tem usado a nomenclatura "Porto Alegre Airport". A coluna consultou a empresa se o nome do terminal vai mudar com a privatização. A resposta foi " nome oficial continua sendo Aeroporto Internacional Salgado Filho. Porto Alegre Airport é apenas a marca". É bom lembrar que há grandes aeroportos mais conhecidos pelo "apelido" do que pelo nome oficial. É o caso do Galeão, no Rio, e de Ezeiza, na Argeinta.