Nas contas de quem entende do assunto, o Model 3, o carro elétrico popular da Tesla (foto), chegaria ao Brasil por R$ 200 mil. Ricardo Guggisberg, presidente da Associação Brasileira do Veículo Elétrico, espera para setembro a solução de uma antiga pendência: a equiparação da cobrança do IPI dos motores a combustão e dos elétricos. A iniciativa vem sendo discutida no âmbito da Rota 2030, a política para o setor automotivo que vai substituir o Inovar-Auto e deve ser apresentada por meio de medida provisória.
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– A cobrança de imposto será definida pela eficiência energética dos veículos, não mais pela potência do motor. E não tem nada mais eficiente do que carro elétrico. Isso vai mudar totalmente a situação nacional – observa Guggisberg.
Desse primeiro passo até os veículos elétricos se tornarem acessíveis no Brasil, avalia o especialista, ainda vai demorar. Mas ao menos é um avanço na direção certa. Enquanto isso, diz Guggisberg, os veículos elétricos que ele tripula são duas motos de marcas diferentes.