Nesta terça-feira, o McDonald's Brasil reforça sua aposta na captura do segmento de hambúrgueres gourmet. Em janeiro do ano passado, a empresa lançou a linha Signature com três produtos. Agora, o Original Mex será substituído pela versão Caprese, com tomates grelhados. Assim, atualmente, a linha terá as opções: Club House, Barbecue e Caprese.
Roberto Gnypek, vice-presidente de marketing no país, admite que a empresa pegou carona na "comida da moda". E relatou à coluna que a lucratividade nos negócios nacionais dobrou entre o primeiro trimestre de 2016 e o mesmo período deste ano, em boa parte graças ao que chama de "consolidação de produtos premium".
– Vimos uma oportunidade de gerar venda e tráfego, e buscamos construir a imagem de produto com alta qualidade. Funcionou muito bem, com resultado incrível – relatou.
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Embora exista em outros países, a linha tem melhor desempenho no Brasil, relata Gnypek, porque o país ainda tem baixa penetração no consumo de comida pronta. Por aqui, só 80% da população economicamente ativa come fora de casa ao menos uma vez ao mês. Nos Estados Unidos, a proporção é de 100%. Outra diferença em relação aos países desenvolvidos é que, no Brasil, a marca ainda é "aspiracional", ou seja, ainda é um objeto do desejo, especialmente de quem tem mais dificuldade de acesso. Nos países ricos, os lanches são mais uma opção de refeição rápida e barata.
Um sinal dessa característica foi a dimensão que alcançou a fraude com oferta de bônus de R$ 70 na rede, cujo objetivo era instalar vírus nas máquinas de quem baixava o cupom. Segundo Gnypek, como a empresa tem um comitê de crise muito ativo, agiu com velocidade para instruir clientes e público em geral para alertar sobre o golpe e até dar dicas de recuperação para quem havia caído na armadilha.
– Não houve nenhum fato que nos colocasse como corresponsáveis, então não houve danos à imagem – afirma Gnypek.
Efeito diverso teve o esforço do McDonald's para oferecer ingredientes mais saudáveis. As redes sociais estão coalhadas de comentários sobre a longa duração das maças servidas nos lanches, que seria sinal de adição de produtos químicos. O executivo assegura que o aditivo para evitar oxidação da fruta é ácido ascórbico – vitamina C.
– Não tem porque usar nada nocivo. Há muitas lendas urbanas, mas teríamos pouco a ganhar e muito a perder se descuidássemos da saudabilidade.
Gnypek lembra, ainda, que nenhum cliente da rede come sem ter informações sobre calorias, carboidratos, teor de sódio – motivo de constantes críticas ao McDonald's.
– Queremos dar diferentes soluções de alimentos com diferentes níveis calóricos para diferentes momentos de consumo. Nossa variedade de cardápio cumpre o tema de "saudabilidade" de forma bastantes relevante, e oferecemos tanto alimentos convenientes quanto indulgentes.