A compra de parte da gaúcha Croasonho pela holding Halipar saiu do forno na quarta-feira (7), mas começou a ser preparada no ano passado, conta à coluna o diretor de marca da rede de Caxias do Sul, Eduardo Silva. Na receita do acordo, cujo valor não foi detalhado, há um ingrediente de ganha-ganha.
Conforme Silva, a empresa nascida no Rio Grande do Sul quer espalhar as franquias de croissants recheados da "Região Sudeste para cima", onde a Halipar já atua. Enquanto isso, o grupo paulista do segmento de alimentação busca apoio de marca conhecida no mercado gaúcho para seu desembarque no Estado. Em torno de 60% das 72 lojas da rede de Caxias ficam na região sul do país.
– A Croasonho despertou nosso interesse por ser complementar às nossas empresas. Outra questão é a presença no Rio Grande do Sul, onde não estávamos. Será o braço da Halipar também para fazer a expansão de nossas outras marcas na região – observa o CEO da holding, Ricardo José Alves.
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Além da empresa gaúcha, da qual virou o principal acionista, o grupo de investimentos é dono das redes Griletto e Montana Grill, que apostam em grelhados, e Jin Jin Wok e Jin Jin Sushi, que oferecem pratos da cozinha asiática. Conforme Alves, a Halipar vai mirar em cidades gaúchas com mais de 200 mil habitantes, onde há shoppings centers. No entanto, pontos turísticos, apesar da população menor, não são descartados.
O CEO da holding comenta que a experiência da Croasonho de fabricar os croissants vendidos nas franquias também despertou a atenção do grupo paulista, cuja sede fica em Indaiatuba. Nenhuma das outras quatro marcas da Halipar, menciona, produz os ingredientes usados nas refeições. Até 2020, o grupo prevê chegar a mil unidades no Brasil, com faturamento de R$ 1,3 bilhão.
Segundo as partes envolvidas na compra da Croasonho, a administração da rede seguirá a cargo dos atuais gestores. Em três anos, a empresa quer sair das 72 lojas em operação no país para chegar a 150 unidades. Silva diz que, até dezembro próximo, a previsão é inaugurar de 15 a 20 pontos de venda. Com a expansão nacional, a Croasonho projeta rechear o faturamento de 2017 em 10%, para R$ 110 milhões.