Uma nova tentativa de prospectar interessados em explorar petróleo na Bacia de Pelotas será feita no dia 27 de setembro, confirmou nesta terça-feira, em Londres, o diretor-geral da Agência Nacional do Petróleo (ANP), o gaúcho Décio Oddone. Com o presidente da Petrobras, Pedro Parente, Oddone faz um road show no Exterior para divulgar as oportunidades de investimento. Além da Europa, vai para Estados Unidos e Ásia nas próximas semanas.
Para uma plateia lotada no Think Brazil, iniciativa do governo britânico com a embaixada brasileira no Reino Unido, o diretor confirmou que blocos da Bacia de Pelotas serão ofertados na 14ª rodada de licitações da ANP. Ele tem intenção de visitar o Rio Grande do Sul, em junho, para conversar com o governador José Ivo Sartori e dar mais detalhes sobre o alcance da inclusão.
Leia mais
Bacia de Pelotas não atrai interessados na 13ª rodada de licitações
Saída da BP do Uruguai causa incerteza sobre Bacia de Pelotas
Bacia de Pelotas é destaque em concessões para petróleo
Na avaliação de Oddone, o Brasil está sofrendo com queda no preço do petróleo, a redução de encomendas da Petrobras, do excesso de dependência da estatal e falta de oferta de exploração:
– Nunca tivemos tão pouco poços sendo perfurados desde que existe a indústria no Brasil e temos também muito pouca encomenda para a indústria naval e para a indústria em geral. Precisamos sair deste quadro o quanto antes.
Acima, os dois blocos que serão ofertados. O diretor-geral da ANP afirma que a intenção, com a nova rodada de licitações, é garantir não só investimentos para o pré-sal, mas para outros locais em que o potencial para produção de petróleo que não foi testado – caso da Bacia de Pelotas, que havia chegado a entrar em outras tentativas, sem sucesso.