Na semana em que o relator da Lava-Jato no Supremo Tribunal Federal (STF), Edson Fachin, autorizou a abertura de inquéritos relacionados à operação, sacudindo a classe política, a coluna indica três filmes que apresentam listas. Assim como o caso brasileiro, que atinge outras áreas, inclusive a econômica, o trio de histórias ajuda na reflexão sobre diferentes esferas e períodos da organização social.
Leia mais sobre a Lista de Fachin:
A política volta a nublar a economia
BC se acautela com a Lista de Fachin
Lista de Fachin, prevista para depois da Páscoa, vira Kinder Ovo
A Lista de Schindler (1993)
Conta a história real de um industrial tcheco que usa mão de obra gratuita de judeus presos pelos nazistas, mas, com o tempo, transforma suas listas de trabalhadores em perspectiva de salvação dos campos de concentração. No fim da vida, malsucedido nos negócios, é ajudado pelos Schindlerjuden (judeus de Schindler).
Missão Impossível: Protocolo Fantasma (2011)
Parte do risco de exposição de uma lista. Mostra a história do agente Ethan Hunt, que é tirado de uma prisão russa, onde estava infiltrado, para tentar recuperar relação de códigos de lançamento de armas nucleares e evitar o risco de um confronto entre Rússia e Estados Unidos. Na época, era improvável...
Veja outros filmes:
Três filmes sobre o inesgotável tema da aposentadoria
Três filmes sobre temas analisados pela Economia do Crime
Três filmes sobre terceirização
Trumbo: Lista Negra (2016)
Retrata a história do roteirista Dalton Trumbo. Alvo de perseguição anticomunista nos Estados Unidos entre os anos 1940 e 1950, o cineasta vê seu nome na lista dos "10 de Hollywood". Por conta de sua posição política, mesmo depois da repressão, Trumbo demora para vencer o boicote do governo.