Desde janeiro, ou seja, em cerca de três meses, pelo menos uma dezena de grandes empresas gaúchas, brasileiras e internacionais procuraram o Tecnopuc com o mesmo objetivo: fazer contato com startups locais que possam representar o salto de inovação e agilidade que falta em estruturas mais pesadas. Depois do lançamento, no ano passado, do Conexões que Inspiram, evento que reuniu o Tecnopuc, da PUCRS, e o Zenit, da UFRGS, neste ano a ideia é de usar essa marca como uma ponte entre essa demanda por inovação das grandes companhias e a procura de apoio financeiro e de conhecimento de negócio por parte das startups. As aceleradoras Wow e Venture, Sebrae e Endeavor vão reforçar a parceria, detalha Rafael Prikladnicki, diretor do Tecnopuc:
– Percebemos que muitas grandes empresas estão interessadas em conhecer e fazer contato com startups. Quando combinamos de nos unir, alguém perguntou se iríamos concorrer por empresas (para abrigar em cada um dos parques), mas queremos que venham para o Estado, onde vai ser uma questão para avaliar depois. Isso está muito bem resolvido entre nós.
Leia mais
Serviço gaúcho de pedidos online de comida quer dobrar alcance
Para se aproximar de outras startups, 4all fecha acordo com Tecnopuc
Startups gaúchas ganham vitrine nacional
Prikladnicki argumenta que Porto Alegre se tornou um polo de conhecimento e inovação reconhecido fora do Estado, e faz todo sentido combinar esforços para multiplicar essas capacidades.
– Um executivo paulista nos relatou que o mesmo perfil que ele leva três semanas para contratar em São Paulo, aqui no Sul faz em uma semana, pela qualificação da formação dos nossos profissionais – exemplifica o diretor.
Conforme Prikladnicki, o Tecnopuc nasceu para fazer conexão entre as empresas do parque e a pesquisa universitária, mas que passou a incluir, em seu planejamento estratégico, a missão da conexão de negócios consolidados com as startups. Sobre a parceria, ainda rara no Estado, afirma:
– Temos de entender que ou fazemos esforços conjuntos ou não avançamos. A região tem potencial, mas esse potencial tem de ser mostrado. E ainda saber que um mais um é igual a cinco. Isso também é uma forma de passar um exemplo para a sociedade.
Reforçando a estratégia de inovação, a Singularity University lança na próxima terça-feira seu capítulo Porto Alegre, o sexto no Brasil, no Tecnopuc.