Informações de que o Banrisul teria sido alvo, em outubro de 2016, de um ataque hacker "nunca antes visto" deixaram leitores da coluna intrigados. O banco gaúcho confirma ter sofrido, na época, ação contra seu domínio de internet, mas "desconhece" se ilações feitas nesta semana por alguns meios de comunicação se referem à instituição.
Comentários sobre o assunto surgiram depois de a empresa de segurança digital Kaspersky apresentar relatório a respeito de um ataque hacker realizado em outubro. O comunicado da Kaspersky não informava o nome do banco, mas, ao listar características da instituição, dava sinais de que o Banrisul teria sido o alvo.
Leia mais
Mesmo com queda no lucro, ações do Banrisul sobem 6% na Bovespa
Todos de olho na divulgação do balanço anual do Banrisul
Em outubro, por conta de uma ação criminosa, clientes que acessaram o site do banco gaúcho receberam mensagem para instalação de arquivos, que seriam "ladrões de senhas" e tentariam remover sistemas antivírus.
À coluna, o Banrisul afirma que o problema foi corrigido "imediatamente" por técnicos. Conforme o banco, o incidente não provocou prejuízos aos clientes.
Confira a nota completa enviada pelo Banrisul:
O Banrisul desconhece se os fatos recentemente noticiados referem-se ao banco, pois muitos dados e informações divulgados, em especial os relativos à extensão dos danos, domínios e canais afetados e profundidade do ataque, não conferem com o incidente efetivamente enfrentado por nossa instituição no ano passado. Conforme anteriormente divulgado, o Banrisul passou por um incidente em seu domínio de internet, cuja origem foi externa à sua infraestrutura, que foi imediatamente tratada por seus técnicos, e que, devido ao alto grau de segurança de seus canais, não provocou prejuízos a seus clientes.