A inauguração do Zaffari Hípica, na zona sul de Porto Alegre, amanhã, é mais um balanço no já movimentado segmento de supermercados no Rio Grande do Sul. Nos últimos dois anos, as principais redes do Estado vêm adotando estratégias diferentes para ganhar terreno.
A companhia gaúcha, dona da segunda maior fatia de mercado no RS, abre agora a 35ª unidade, uma aposta na expansão do negócio para ficar mais próximo dos consumidores. Mas nada de "lojas de vizinhança". Os empreendimentos funcionam como "unidade-âncora", trazendo para seu entorno dezenas de outras marcas conhecidas. Bella Gula, CVC, O Boticário, Panvel e Subway estão presentes no prédio que será inaugurado.
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O líder Walmart faz caminho contrário. Com cerca de cem lojas no território gaúcho, vem investindo na reforma de seus hipermercados e reduzindo as operações em unidades menores. De 2015 para cá, a companhia americana fechou 11 lojas da bandeira Nacional e quatro da bandeira Todo Dia. A mais recente foi a unidade do shopping Iguatemi. No cerne, a percepção de que era preciso focar e simplificar a operação para conseguir ganhos de produtividade.
Quem vem correndo por fora é o Grupo Imec, do Vale do Taquari, quarta maior rede – atrás do Supper Rissul. O presidente, Leonardo Taufer, transformou dois supermercados em "atacarejos" sob a bandeira Desco e prevê a duplicação da área de vendas de dois dos três supermercados de Lajeado. A abertura de uma quarta unidade no município está confirmada para o segundo semestre.
O futuro vai dizer quem fez as escolhas mais acertadas.
*A colunista Marta Sfredo está em férias