Se algum estrangeiro desavisado der uma olhada no balanço de resultados da Renner, divulgado ontem, sem saber nada do que se passou no Brasil nos últimos dois anos, dificilmente acreditará que a economia brasileira enfrenta uma profunda recessão.
A companhia gaúcha simplesmente ignorou a crise na terra da jabuticaba: o lucro cresceu 8% em 2016, chegando a R$ 625 milhões. Em 2015, o avanço também havia sido expressivo, 22,5%. Isso tudo enquanto o varejo, como um todo, só acumula perdas.
Os investimentos no ano passado alcançaram R$ 512 milhões – com a abertura de 64 lojas (incluindo as marcas Camicado e Youcom) em todo o Brasil e instalações de equipamentos de tecnologia. O desbravamento das regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste, onde o nome da rede ainda não é tão conhecida, foi o principal foco.
Em 2017, há espaço para crescer mais, apostando na capilaridade da empresa no interior. No RS, estão garantidas quatro novas lojas: em Porto Alegre, Guaíba, Santa Cruz e Canoas. Ainda não há data confirmada para abertura dos empreendimentos.
– É um mercado que tem muita informalidade. Nosso plano é investir em espaços atualmente ocupados por pequenos varejistas e lojas especializadas – conta o diretor administrativo-financeiro e de relações com investidores da Lojas Renner, Laurence Gomes.Estimativa de consultorias que acompanham o setor aponta que hoje a companhia abocanha 5% do mercado de vestuário.
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Lucro da Lojas Renner cai em "trimestre atípico"
Um pouco atrás, a vice-líder C&A tem 4,9%. De capital fechado, a empresa não precisa divulgar balanços, o que impede a comparação direta de resultados financeiros.
Entre as outras gigantes, nenhuma divulgou seus resultados anuais ainda. Mas, levando em conta o desempenho ao longo dos três primeiros trimestres de 2016, Marisa e Riachuelo precisaram sacrificar margens para vender mais. Hering também conseguiu resultados positivos, porém em um ritmo bem menor. Pelo visto, nenhuma delas soube se vestir tão bem quanto a Renner.