Desde o ano passado, o real vem se valorizando frente a moedas como o dólar, o que é comemorado por quem deseja ir ao Exterior. E a coluna aproveita o período em que muitas pessoas tiram férias para indicar filmes sobre viagens. São produções bem diferentes, mas com um traço em comum: a variedade de histórias que podem ser colocadas na bagagem.
Meia-noite em Paris (2011)
É o filme mais conhecido entre os aqui listados. Com direção de Woody Allen, a produção apresenta o romantismo da capital francesa. Durante uma viagem à cidade luz com a noiva e os sogros, o personagem de Owen Wilson repensa a vida e tem atiçado o desejo de virar um escritor famoso.
Veja mais
Quatro filmes sobre educação no Exterior
Quatro filmes sobre trajetórias reais de ascensão e queda
Quatro filmes sobre migração nos Estados Unidos
Vivendo Com Um Dólar (2013)
O documentário escancara uma das tantas feridas existentes entre países: a desigualdade de renda. Mostra a experiência de jovens americanos que descobriram, durante a faculdade de Economia, que mais de 1,1 bilhão de pessoas viviam com menos de US$ por dia. Após as aulas, arrumam as malas e vão à Guatemala para sentir na pele essa realidade.
Negócios Fora de Controle (2015)
Era para ser uma viagem só de negócios à Europa. Era. Mas o personagem principal, interpretado por Vince Vaugh, se vê em meio a acontecimentos inesperados. Ao lado de seus dois sócios – um senhor e um jovem –, vive culturas e costumes diferentes que compõem o Velho Continente.
Albergue Espanhol (2003)
O último dos filmes conta a experiência de Xavier, um francês de 25 anos que cursa Economia. Antes de terminar a faculdade, o personagem recebe proposta de emprego no setor público. Para ocupá-lo, é necessário ter domínio do espanhol. Por isso, toma o avião rumo a Barcelona, onde divide apartamento com mais sete estudantes estrangeiros.