Um grupo de investidores trabalha em projeto ousado em Gramado, na serra gaúcha: a instalação de uma roda-gigante similar à de Londres, a London Eye. O local escolhido para receber o empreendimento é a ExpoGramado, local administrado pela GramadoTur.
A autarquia municipal, responsável pela organização de eventos tradicionais no município, como Natal Luz e Festival de Cinema, cederia o espaço em troca de porcentagem na cobrança do ingresso.
O investimento estimado é de R$ 60 milhões. Para que o projeto possa sair do papel, é preciso que sejam vencidos alguns entraves: o plano diretor de Gramado permite apenas construções de até 26 metros, e a proximidade de lagos exige que o empreendimento tenha também autorização da Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam).
Leia mais
Justiça determina mudança na administração do shopping Gravataí
Conheça as empresárias que se destacam em TI, uma área ainda masculina
RS tem quarta maior produção de energia eólica no país em 2016
A projeção é de que a roda-gigante seja "gigante" mesmo e tenha mais de 50 metros de altura. Será a maior da América Latina. A London Eye tem 135 metros.
Atualmente, estão sendo realizadas avaliações no terreno e encomendadas melhorias na infraestrutura do local para que seja possível a instalação de grandes equipamentos. Como o terreno é localizado em uma parte mais alta da cidade, os usuários da roda-gigante terão vista privilegiada de toda região.
Diretor da GramadoTur, Alfredo Galafassi afirma que o empreendimento ajudará a autarquia a ter receita corrente ao longo do ano, já que parte dos eventos que organiza, como Festival da Colônia, Festival da Gastronomia e Páscoa em Gramado, é deficitária.
– Não precisaremos investir recursos públicos. Cederemos apenas o espaço físico, e a iniciativa privada traz o dinheiro. Inclusive, foram feitas imagens com drones para projetarmos a vista que as pessoas terão lá de cima – afirma.
*A colunista Marta Sfredo está em férias