A Receita Federal oferecerá, a partir do próximo dia 16, serviço online e gratuito de atualização de dados no Cadastro de Pessoas Físicas (CPF). A novidade estará disponível para brasileiros e estrangeiros residentes no país.
Para atualizar informações do CPF, como nome, endereço e telefone, o contribuinte deverá preencher formulário eletrônico, disponível no site do órgão. A estimativa é de que em torno de 191 milhões de pessoas possam utilizar a ferramenta.
Leia mais
Justificativa do BC atribuindo corte à atividade fraca vai dar o que falar
Petrobras injeta gasolina no debate sobre política de preços
Ajuda para desfazer o nó do crédito
A Receita ainda informa que, mesmo com a novidade, o serviço presencial de alteração de CPF continua disponível em unidades de atendimento dos Correios, do Banco do Brasil e da Caixa Econômica Federal. Nesses locais, há cobrança de tarifa de até R$ 7.
Segundo a Receita, também serão disponibilizados novos modelos de comprovantes de inscrição e situação cadastral de CPF com uso de QR Code, espécie de código de barras digital. A avaliação do órgão é de que, entre outras vantagens, haverá simplificação do processo de verificação de autenticidade do comprovante.