Dificuldades na renegociação de aluguéis no BarraShoppingSul fizeram um grupo de comerciantes procurar ajuda da Câmara de Dirigentes Lojistas de Porto Alegre (CDL-PoA) para tentar intermediar um acordo. Os varejistas ilustram o nível de estresse com a saída de grandes redes como HStern, Daslu, Marisa, C&A, Gap, Sony e Casa das Alianças do empreendimento na zona sul de Porto Alegre.
O BarraShoppingSul, do grupo Multiplan, foi aberto em novembro de 2008, em plena crise financeira internacional. Mesmo com a expansão do Iguatemi Porto Alegre inaugurada em abril passado, mantém a posição de maior shopping da Capital, com 68 mil metros quadrados. Agora, o Multiplan constrói o Park Shopping, em Canoas.
Leia mais
Time de lojas do Canoas Shopping muda 11 jogadores
Mesmo com recuo da renda, consumo nos shoppings cresceu desde 2012
Shopping de Santa Maria terá conjunto de cinemas com 1,1 mil lugares
Com a recessão dos dois últimos anos, a renegociação de aluguéis em shoppings ganhou força até para evitar altas taxas de vacância – lojas que fecham e não voltam a ser ocupadas. Conforme pesquisa da Ibope Inteligência, associada ao grupo Kantar, divulgada em abril, os shoppings inaugurados até 2012 têm taxa de vacância de 7,6% em área total e 9,1% em número de lojas.
Consideradas a área somada de 421 empreendimentos nessa situação, de 11,6 milhões de metros quadrados, e as 68 mil operações que incluem, as taxas corresponderiam, no total, a 880 mil metros quadrados e 6,2 mil espaços desocupados, cobertos por tapumes.
A coluna fez contato com o BarraShoppingSul, que preferiu não se manifestar.