Fabricante de utensílios domésticos, o Grupo Brinox acaba de abrir sua primeira loja própria na sede da empresa, em Caxias do Sul. Colocou na prateleira mais de 4,5 mil itens. A companhia, que tem 6 mil clientes no país, pretende fechar o ano com alta de 10% no faturamento na Região Sul.
– Ainda podemos aumentar muito nossa participação de mercado na região – projeta o argentino Christian Hartenstein, CEO do grupo.
Leia mais
Com venda da operação da Coca, Pepsi destaca ligação com RS
Porto Alegre ganha supermercado com modelo drive-thru
Pesquisa lista sete cargos de executivos que driblam a crise
O crescimento foi acelerado em 2011, quando o fundo de investimentos Southern Cross, da Argentina, adquiriu o controle da Brinox. Na época, o que atraiu a negociação foi o fato de o Brasil ser um país jovem, com muita gente montando casas. Desde então, a área construída da fábrica na Serra dobrou para 41 mil metros quadrados, e o quadro de pessoal saltou de 380 para 650.
– A principal mudança é que a empresa familiar foi profissionalizada – relata.
A expansão passou por outras duas compras. Em 2012 e 2015, a Coza, fabricante de utensílios plásticos, e a Haus Concept, que produz itens em melamina, passaram a integrar o grupo.
– Desde que iniciamos as mudanças, o faturamento passou de R$ 150 milhões para cerca de R$ 300 milhões ao fim do ano passado – destaca Hartenstein.