Marta Sfredo

Marta Sfredo

A coluna online é um pouco diferente da GPS da Economia, de Zero Hora, que também assino. Aqui, cabe tudo. No jornal impresso, o foco é em análise dos temas que determinam a economia (juro, inflação, câmbio, PIB), universo empresarial e investimentos.

Punição

Fator Irlanda pode custar quase R$ 50 bilhões à Apple

Para Comissão Europeia, multinacional recebeu incentivos ilegais ao pagar tributos mais baixos 

O nome da Apple voltou ao noticiário internacional nesta terça-feira. E não foi acompanhado pelo lançamento de um produto.

O que movimentou os comentários foi a multa de 13 bilhões de euros (em torno de R$ 47 bilhões) imposta pela Comissão Europeia contra a multinacional americana, que deverá devolver a quantia à Irlanda, onde mantém operações.

Leia mais
Quem é Elon Musk e por que ele é capaz de mover milhões com tuítes
Em outubro, uma em cada três cervejas no mundo será "brasileira"

Fruto de uma investigação que se estende há três anos, a punição é baseada na conclusão de que a marca da maçã recebeu incentivos ilegais ao pagar tributos mais baixos do que os encarados por outras empresas.

A Irlanda é alvo corriqueiro de críticas em razão de sua política para atrair corporações, que contempla vantagens fiscais. A taxa de imposto (IRC) no país é a menor de toda a Europa Ocidental. Está em 12,5%.

A Apple e o governo irlandês pretendem recorrer da punição, a mais alta aplicada em um processo desse gênero na Europa.

Leia outras informações da coluna de Marta Sfredo


GZH faz parte do The Trust Project
Saiba Mais
RBS BRAND STUDIO

Bate-Bola

22:00 - 00:00