A história da construção naval no Estado começou com a P-53, agora sob investigação da Polícia Federal. Montada com rapidez – pouco mais de um ano –, foi visitada por ZH um ano depois do início de suas operações em Marlim Leste, na Bacia de Campos. Boa parte dos equipamentos era fornecida por empresas gaúchas, o que gerava entusiasmo com as promessas do novo segmento de atuação. Também havia muitos gaúchos entre os ''embarcados'', trabalhadores que passam 14 dias na plataforma e folgam 21.
A P-53 foi construída pelo Quip, consórcio formado por Queiroz Galvão, UTC e Iesa Óleo e Gás. Com a saída da UTC, as duas remanescentes formaram o QGI. Formalmente, o Quip ainda existe, abrigado em uma sala na Câmara de Comércio, em Rio Grande. Basicamente, só funciona para atender a reclamações trabalhistas. Na manhã desta terça-feira, a PF chegou a bater nas instalações da QGI, mas como o mandato de busca e apreensão era dirigido à Quip, os policiais foram orientados a se dirigir à Quip.
Atraso na retomada tem origem na China
Prevista para maio, a retomada das atividades no estaleiro que já foi da Quip e hoje é da QGI, atrasou em decorrência da demora no fornecimento dos cascos. Embora os cascos das plataformas P-75 e P-77 estejam sendo feitos na China, o consórcio responsável é comandado pela Odebrecht, que sustou pagamentos e parou os trabalhos em setembro passado. A Petrobras estaria assumindo a encomenda para não provocar retardo adicional.
Executivo alvo de pedido de prisão antecipa retorno
Marcos Reis, o executivo que tocava as obras da Quip em Rio Grande, teve prisão temporária pedida pela PF. Há quase seis meses na China, onde comanda a parte da montagem das plataformas P-75 e P-77 deslocada para o país asiático com o objetivo de reduzir o valor do contrato, Reis sinalizou a interlocutores que pretende antecipar o retorno ao Brasil. A data ainda não está definida, mas o executivo pretende se apresentar à PF para prestar esclarecimentos. No ano passado, Reis manteve uma queda de braço com a Petrobras em torno da autorização de um excepcional aditivo para o contrato de montagem dessas duas plataformas. A montagem final foi assegura, mas parte dos serviços foi deslocada para a China.