Como está difícil conquistar as novas gerações, que aumentam sem parar o consumo de bebidas mais saudáveis, como sucos naturais e energéticos, a Coca-Cola apela para a memória afetiva dos consumidores e seus ícones históricos. Está voltando neste mês ao Brasil a garrafa de vidro de um litro em versão não retornável. É a clássica garrafa ''contour'' ― de curvas acentuadas ―, com visual mais estilizado, com pretensão de ser sofisticado.
O apelo é claro ao saudosismo, porque, como a garrafa não é retornável, não chega a ser mais sustentável. O vidro vem sendo crescentemente usado para marcar posicionamento na reciclagem mundo afora.
A garrafa tem a cor original das embalagens do refrigerante, chamada georgia green. Para lembrar, a matriz mundial da Coca fica em Atlanta, capital do Estado americano da Georgia. A embalagem chega primeiro a São Paulo na versão regular, e deve estar em Porto Alegre em setembro. No Estado, a marca ainda não tem programação estruturada para celebrar a volta do produto.