Obra que avança virou exceção no país, no Estado e, em especial, em Porto Alegre: a ampliação do maior hospital universitário do Estado está com 30% dos trabalhos executados. O Hospital de Clínicas terá mais 83 mil² divididos em dois anexos.
O primeiro terá oito pavimentos, com previsão de conclusão em julho de 2017, e o segundo, com seis, deverá estar pronto até o final do ano. Esse avanço garante algum movimento para um setor que sente os efeitos da crise.
Empresas locais são beneficiadas por contratos de fornecimento, como a Vértice. A empresa porto-alegrense foi contratada para fazer o projeto luminotécnico das novas instalações. A intenção é proporcionar melhor aproveitamento de espaço e mais conforto a pacientes e demais frequentadores, com abordagem humanizada e com objetivo de “influenciar as respostas emocionais dos pacientes”.
Serão 7,1 mil luminárias dispostas para facilitar manutenção e futuras reposições. O projeto de ampliação do Clínicas, na esquina da Avenida Protásio Alves e da Rua Ramiro Barcellos, foi orçado em R$ 408 milhões.