Depois de identificar queda de faturamento no primeiro semestre, bares e restaurantes querem virar a mesa neste final de ano, período de maior otimismo entre empresários do segmento. E vão aplicar a antiga e boa receita: se não vende, baixe o preço.
A Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) estreia nesta quinta-feira o Festival Bar em Bar, em 500 estabelecimentos no país, dos quais 18 em Porto Alegre (confira a lista). Será a nona edição no Estado. Até o dia 22, bares da Capital oferecem petiscos com preços promocionais de R$ 15, R$ 25 ou R$ 35.
Com as promoções, a expectativa é aumentar em mais de 30% o movimento – e em consequência, o faturamento – durante o período, e abrir a temporada de verão em alta. Segundo a Pesquisa de Conjuntura Econômica do Setor, realizada trimestralmente pela Abrasel, no segundo trimestre de 2015 foi verificada uma queda de 30% do faturamento entre os bares e restaurantes com tíquete médio (valor gasto por pessoa no estabelecimento) de R$ 30 a R$ 70. Locais com tíquete médio abaixo de R$ 20, por sua vez, tiveram alta de 15% no faturamento. É a migração do consumidor para opções mais baratas.