O grupo Brasil Pharma (BR Pharma), dono de diversas redes de farmácias do país, anunciou nesta quinta-feira, em fato relevante, a venda da gaúcha Mais Econômica para o fundo de investimento Verti Capital. De acordo com o comunicado ao mercado, o valor da operação foi de R$ 44 milhões.
Com 165 unidades entre Rio Grande do Sul e Santa Catarina (a maioria no RS), a Mais Econômica tem como foco oferecer produtos mais baratos. Em 2010, a rede fundada em Canoas foi comprada pela BR Pharma, que buscava entrar no mercado do sul do país. De acordo com Cauê Cardoso, um dos fundadores da Verti e novo presidente do conselho de administração da gaúcha, a oportunidade para o negócio passou pelo projeto de reestruturação da BR Pharma.
– Eles administravam a operação de Brasília, o que trazia uma despesa maior para a empresa. Isoladamente, fora do grupo, ela fica muito leve – avalia Cardoso. – Foi um negócio bom para todo mundo.
Sobre os planos para a rede, o empresário afirma que o foco é aumentar a competitividade, oferecendo "o melhor preço". A meta, em números, é retomar o faturamento para os patamares de 2014, quando a rede registrou receita na casa de R$ 600 milhões – deve fechar 2015 com queda de 15% em relação a esse valor.
Nas próximas, semanas a nova gestão da empresa deve realizar contratações para transferir a estrutura administrativa (como departamento de finanças e recursos humanos) para a sede da rede, em Canoas – atualmente, fica na capital federal. A prioridade, explica Cardoso, inclusive para diretoria, é por profissionais gaúchos.