Começa neste final de semana o horário de verão. Os relógios precisam ser adiantados em 10 Estados do país, além do Distrito Federal. Batalhas em torno de apenas uma hora se acirram entre quem ama ou odeia o período que vai até 19 de fevereiro de 2017.
Uma das principais consequências do horário de verão é a alteração no ciclo do sono nos primeiros dias. Isso porque o corpo passa a acordar antes, mas muitas vezes sem a compensação de ir para a cama mais cedo, e o organismo pode, assim, perder uma porção da fase de sono conhecida como REM – da sigla para rapid eyes movement, ou movimento rápido dos olhos. É nessa etapa que ocorrem os sonhos, em que se dá a estabilidade emocional e na qual as memórias se cristalizam. Se a pessoa perde uma parte desse sono, pode sofrer consequências como fadiga, cansaço e irritabilidade.
Por isso, mesmo quem comemora a chegada do horário de verão justamente por aquele tempinho a mais no fim do dia para praticar esporte ao ar livre pode sentir uma queda de rendimento nos primeiros dias, principalmente as pessoas vespertinas (aquelas que dormem mais tarde e acordam mais tarde) ou as que têm problemas de estabilidade do sono.
No período de adaptação, uma das dicas é reduzir a intensidade da atividade física. Primeiro para diminuir a sensação de cansaço dessa fase inicial, segundo, para evitar que a pessoa fique muito agitada – no caso daquelas que treinam ao final do dia – e durma muito tarde. Mas, atenção: redução de intensidade não quer dizer diminuir a frequência ou não fazer nada nos primeiros dias. Praticar esportes, pela liberação de endorfinas, é também uma das formas de reduzir a irritabilidade dessa fase.
Outra dica, essa para facilitar a adaptação do sono e não prejudicar o exercício físico, é adotar uma alimentação leve antes de dormir. Especialistas lembram que a introdução ao sono e, logo, a manutenção dele no decorrer do descanso ficam bem mais fáceis se evitarmos alimentos gordurosos no período da noite.
Além disso, neste primeiro final de semana, tirar alguns cochilos, de 15 a 20 minutos, ao longo do sábado e do domingo, pode ajudar naquilo que se chama de reserva de sono. Evitar o abuso de bebidas alcoólicas também pode auxiliar a enfrentar a segunda-feira com menos cansaço.
Para os sedentários, a dica é: não seja ranzinza com o horário de verão! Pode ser uma boa hora para criar o hábito de praticar esportes.