Nada melhor do que citar um ídolo do Grêmio, como Francisco Arce, em uma semana marcada pelo falecimento de Cacalo, um dos responsáveis pela montagem do time histórico dos anos 1990. Pois Arce, com longo período de serviços ao clube como atleta, acaba de ser superado por Mathías Villasanti no ranking de jogos pelo Tricolor.
Quem viu Arce jogar sabe da sua qualidade na batida na bola, tanto para cruzar para os centroavantes como para cobrar pênaltis, faltas e escanteios. Campeão da América e do Brasileirão, seu nome frequentemente aparece na escalação do melhor Grêmio de todos os tempos.
No total, Arce disputou 145 jogos pelo Grêmio. Villasanti, que chegou ao clube em 2021, superou seu compatriota nesse domingo (25), no confronto contra o Criciúma, no Heriberto Hülse. São 146 partidas do atual camisa 20 do time, que agora é o quinto estrangeiro com mais atuações pelo Tricolor na história.
Realmente a comparação entre eles ainda fica apenas no número de jogos. Villasanti tem como destaque o tricampeonato estadual. Ainda persegue uma grande conquista pelo Grêmio. Tem 27 anos e contrato com o clube até dezembro de 2027.
Estrangeiros com mais jogos pelo Grêmio:
- Atilio Ancheta - 428 jogos
- Walter Kannemann - 308 jogos
- Hugo De León - 242 jogos
- Catalino Rivarola - 173 jogos
- Mathías Villasanti - 146 jogos