O Campeonato Gaúcho "presenciou" algo histórico nesse dia 25 de março de 2024. O Inter novamente está fora de uma final. Já são três anos seguidos sem a presença colorada na decisão, algo jamais registrado na competição nos últimos mais de 60 anos.
O ano é 1961. Nesta temporada, o Gauchão passou a ser unificado, deixando de ser disputado por regiões. Lembra do campeonato citadino? Pois esta era a competição que determinava o representante de Porto Alegre nas decisões estaduais.
Desde então, o Inter havia ficado, no máximo, ausente em duas finais seguidas. O fato dessa segunda-feira no Beira-Rio escancarou um momento absolutamente negativo do clube colorado no Gauchão. Foi eliminado em 2022, pelo Grêmio, em 2023, pelo Caxias, e agora em 2024, pelo Juventude.
O fracasso do Inter acaba deteriorando o sonho colorado de voltar a ser campeão gaúcho em 2024. O último título foi em 2016, há oito anos. E este dado também é histórico, uma vez que é seu maior jejum de conquistas estaduais de todos os tempos.