O Brasil terminou o ano de 2023 da pior forma, colecionando estatísticas negativas. A derrota para a Argentina, no Maracanã, contou inclusive com vaias da torcida brasileira para o time de Fernando Diniz. Não é para menos. Ocorreu algo histórico neste 21 de novembro de 2023.
A Seleção Brasileira jamais havia perdido um jogo de Eliminatórias dentro de casa. Eram incríveis 64 jogos de invencibilidade, com uma soberania absurda. Sim, pela frente, estavam os atuais campeões mundiais, liderados por Messi. Ainda assim, o resultado é absoluto.
A equipe de Fernando Diniz vem de três derrotas seguidas. Além do 1 a 0 para a Argentina, o Brasil foi superado por Colômbia (2 a 1) e Uruguai (2 a 0). Também é uma sequência difícil de se ver. A última vez que isso ocorreu foi em 2001.
Há muito a ser refletido sobre o que foi feito com a Seleção. O Brasil encerra uma temporada com mais derrotas do que vitórias, sendo que estas foram contra Bolívia e Peru, as piores seleções das Eliminatórias, além do amistoso contra Guiné.
O Brasil não passava um ano perdendo mais do que ganhando desde 1963. Ou seja, há 60 anos. Em 18 partidas naquela temporada, a equipe brasileira teve sete vitórias e oito derrotas.
Campanha do Brasil em casa nas Eliminatórias:
- 65 jogos
- 51 vitórias
- 13 empates
- 1 derrota
- 173 gols marcados
- 30 gols sofridos
- 85% de aproveitamento