A pura manifestação de talento de Luis Suárez evitou a derrota do Grêmio para o Cruzeiro pela Copa do Brasil. De fora da área, o uruguaio finalizou de trivela no ângulo do goleiro Rafael Cabral. A bola chegou a tocar no travessão antes de balançar as redes. Certamente um dos 10 gols mais bonitos da história da Arena, ou não?
A coluna buscou na memória alguns gols plasticamente incríveis marcados pelo Grêmio em seus 355 jogos dentro da Arena, desde 2012. A obra de Suárez entra no top 10, mas claro que é uma lista bastante subjetiva. Evidentemente outros gols bonitos ficam de fora da relação.
Gol de falta, de bicicleta, olímpico, de fora da área e do meio-campo. A lista de gols marcantes do Grêmio na Arena contempla todas estas características. Vale dizer que não entram aqui aqueles feitos pelos adversário, como o de Cazares, do Atlético-MG, na final da Copa do Brasil de 2016.
Menções honrosas aqui para o golaço feito pelo zagueiro David Braz contra o Palmeiras, pelo Brasileirão de 2019, e o marcado por Felipe Vizeu diante do Avenida, por Gauchão e Recopa Gaúcha do mesmo ano. E você, torcedor gremista, lembra de outros que injustamente não aparecem nesse top 10?
Top 10 dos gols mais bonitos do Grêmio na Arena, segundo a coluna:
- Elano - Grêmio 1x0 LDU (2013)
No primeiro jogo oficial da Arena, contra a LDU pela primeira fase da Libertadores, o meia conduziu a bola pelo meio e acertou um forte chute no ângulo.
- Maxi Rodríguez - Grêmio 3x1 Flamengo (2013)
O uruguaio driblou dois marcadores e, de fora da área, finalizou de canhota com um chute que praticamente encobriu o goleiro do Flamengo.
- Douglas - Grêmio 3x1 Caxias (2015)
O único gol olímpico do Grêmio no século 21 até então. Douglas cobrou escanteio com perfeição para enganar o goleiro do Caxias.
- Luan - Grêmio 1x0 Ponte Preta (2016)
Em um jogo difícil na Arena, coube a Luan aproveitar rebote da defesa da Ponte Preta, dominar no peito e, após o quique da bola, acertar o ângulo adversário com a perna esquerda.
- Ramiro - Grêmio 2x1 Palmeiras (2016)
Quartas de final da Copa do Brasil. Ramiro, no famoso "bico" da grande área, sem o melhor ângulo para bater, encontrou um belo chute no gol palmeirense.
- Jael - Grêmio 3x0 Inter (2018)
Muitos gols de falta foram marcados na Arena, mas o de Jael, pelo Gauchão de 2018, ficou marcado na memória dos gremista. Bola no ângulo e goleada no Gre-Nal.
- Maicon - Grêmio 5x1 Santos (2019)
Talvez uma das melhores partidas de Maicon pelo Grêmio. O time goleou o Santos por 5 a 1, com dois gols marcados pelo capitão. O primeiro foi uma pintura, de fora da área, sem chances para o goleiro.
- Jhonata Robert - Grêmio 3x0 São Paulo (2021)
O "gol que Pelé não fez". Mesmo em um período crítico da história do clube, que seria rebaixado no Brasileirão, o jovem Jhonata Robert deu um chutão do meio-campo e encobriu o goleiro.
- Diego Souza - Grêmio 2x1 Ponte Preta (2022)
Já é raro um gol de bicicleta, então cabe aqui considerar o golaço feito por Diego Souza contra a Ponte Preta, pela Série B. No campo, o árbitro anulou o lance por impedimento. Porém, o VAR interveio para confirmar o gol.
- Luis Suárez - Grêmio 1x1 Cruzeiro (2023)
Passe de Bitello e improviso de Suárez para, de fora da área, chutar de trivela no ângulo do gol do Cruzeiro. Golaço.