Depois de um novo tropeço diante do Cruzeiro, na noite de quarta-feira (17), pela Copa do Brasil, o Grêmio começará a preparação para o Gre-Nal 439 na tarde desta quinta (18), no CT Luiz Carvalho. O técnico Renato Portaluppi aguarda pelo departamento médico para montar a equipe para o clássico, mas até três trocas podem ser feitas no time.
A dúvida que mais gera ansiedade no ambiente gremista envolve Pepê. O meio-campista, que há pouco se recuperou de lesão muscular na coxa esquerda, voltou a sentir dores. Ele foi substituído no primeiro tempo da partida contra o Cruzeiro e corre o risco de retornar ao estágio de recuperação.
Desta forma, o favorito para entrar na vaga é Carballo. O uruguaio ainda relata desconforto na região do púbis, mas pela necessidade do momento tende a atuar no final de semana. Lucas Silva e Mila são outras alternativas para o setor.
Outra troca cogitada, também é atrelada à lesão, mas com menor probabilidade de que ocorra. O lateral-direito Fabio realizará exames para saber a condição do tornozelo esquerdo para o clássico. Caso não possa atuar, a opção é o garoto Thomas Luciano, já que João Pedro ainda se recupera de lesão muscular na coxa esquerda.
A última modificação depende de avaliação técnica. Para acrescentar velocidade ao time, Galdino ou Zinho poderia ganhar espaço para a saída de um dos meias. Pelo rendimento recente, Vina tem mais probabilidades de ser sacado na comparação com Franco Cristaldo. Renato admitiu pensar em alterações.
— Já estou com alguns pensamentos sobre o que podemos fazer. Do jeito que gosto que os meus times joguem, os adversários têm se fechado bem, com linha de cinco ou de seis. Fica difícil de você entrar. Quando a gente perde a bola, eles têm velocidade. É um fato. Quando jogarmos para dentro dos adversários, vamos deixar espaços. É muito simples. Eu não vou dar chance para o adversário — disse, antes de acrescentar:
— Vamos montar uma linha de cinco ou seis e vamos jogar como time pequeno. O adversário não vai se criar também. É muito fácil vir aqui na Arena, se fechar e sair em velocidade. Se tivesse esses jogadores, eu poderia montar essas linhas e teríamos espaços. Mas não adianta só se fechar e não ter a velocidade.
Logo, a provável escalação do Grêmio para o Gre-Nal tem: Grando; Fabio (Thomas Luciano), Bruno Alves, Kannemann e Reinaldo; Villasanti e Carballo; Bitello, Cristaldo e Vina (Zinho ou Galdino); Suárez.
Serão três atividades até o clássico, previsto para o próximo domingo (21), às 18h30min, na Arena.