A incerteza sobre o desempenho de Kannemann e a lesão de Pedro Geromel naturalmente colocaram uma grande dúvida na cabeça dos gremistas sobre o sistema defensivo do Grêmio em 2023. Mal sabiam que, mesmo assim, o time chegaria ao mês de abril esbanjando uma das melhores zagas da elite do futebol brasileiro.
Kannemann já soma 15 jogos na temporada, quase o dobro do que fez em todo o ano de 2022 (nove), o que demonstra como fez bem para o argentino ficar fora para definitivamente tratar de sua lesão. Ao seu lado, Bruno Alves foi eleito um dos melhores zagueiros do Gauchão, sendo que também tem força ofensiva: quatro gols marcados até agora.
Geromel sofreu lesão meniscal no joelho esquerdo no início de janeiro. Ainda se aguarda o retorno do jogador de 37 anos, que foi um dos destaques da equipe no ano passado, na caminhada do Grêmio de retorno à Série A.
Evidentemente que uma boa defesa também depende de outras peças, como o goleiro, os laterais, os volantes e até os meias. No entanto, percebe-se aqui um protagonismo nacional de Kannemann e Bruno Alves. São somente 10 gols sofridos na temporada, a melhor defesa dentre os 20 clubes do Brasileirão, ao lado do Fluminense.
Aqui fica uma observação sobre a volta de Geromel, que ainda não tem previsão de acontecer. A idade avançada e o pouco ritmo de jogo recomendam que a zaga Bruno Alves e Kannemann seja mantida mesmo com a volta do antigo capitão gremista.
Gols sofridos por clubes da Série A em 2023:
- Grêmio e Fluminense - 10 gols
- Athletico-PR - 11 gols
- São Paulo - 12 gols
- Cuiabá, Vasco e Inter - 13 gols
- Cruzeiro - 14 gols
- Botafogo e Corinthians - 15 gols
- Palmeiras - 16 gols
- Coritiba, Bragantino e Atlético-MG - 17 gols
- Santos e Goiás - 18 gols
- América-MG - 20 gols
- Fortaleza - 21 gols
- Flamengo - 22 gols
- Bahia - 31 gols