Com uma campanha altamente positiva na temporada, é difícil encontrar uma estatística negativa do time do Grêmio. Dependendo de uma vitória simples e ainda contando com a ajuda da torcida na Arena, o clube está próximo de mais um título gaúcho. Mas há sim um número que merece atenção de Renato Portaluppi e seus comandados.
Já notaram que cada goleiro que enfrenta o Grêmio recentemente se destaca? Foram os casos de Douglas Dias, do Ferroviário, Caíque, do Ypiranga, e Bruno Ferreira, do Caxias. São todos jogadores fora de série ou o alto desperdício do ataque do time gremista contribuiu para isso?
As duas frases podem ser verdadeiras e não são excludentes. A questão é que as estatísticas mostram que, enquanto cria muitas chances de gols, o Grêmio vem tendo dificuldades para colocar a bola na rede. Ou seja, o poder de precisão do Tricolor precisa ser observado.
Nos últimos quatro jogos, o Grêmio finalizou 88 vezes segundo o aplicativo da Footstats, site especializado em estatísticas no futebol. Foram sete gols marcados, o que parece ser bem elogiável. Porém, em média, o time de Renato Portaluppi vem demorando quase 13 finalizações para anotar um gol.
Que tal usar o campeonato inglês para fazer um comparativo? Arsenal e Manchester City, que disputam o título na Inglaterra, têm ataques altamente positivos (70 e 71 gols marcados, respectivamente). As equipes precisam, na média, finalizar pouco mais de seis vezes para balançar as redes. Logo, suas precisões são maiores.
Renato está acertadamente satisfeito com a produção do Grêmio. Ao mesmo tempo, ele vem dizendo em suas coletivas de imprensa que o time precisa definir melhor. Se conseguir isso, conquistar o título gaúcho será uma tarefa muito mais fácil.
Número de finalizações do Grêmio nos últimos jogos:
- 19 - Caxias
- 26 - Ypiranga
- 13 - Ypiranga
- 30 - Ferroviário
- 7 gols marcados no período
- Média de 22 finalizações por jogo
- 12,5 chutes para fazer um gol