A torcida do Inter ganhou um rótulo: é aquela que pede incessantemente os garotos da base no time, mas é a mesma que tem pouca paciência com os mesmos quando estão em campo. São os casos de Matheus Dias, Estêvão, Lucca, Lucas Ramos e Thauan Lara. Alguns ainda alimentam a esperança do torcedor, outros já foram precocemente definidos como insuficientes.
Precocidade ou não, esta é uma avaliação que pode ser feita por meio dos números, mais precisamente com a chamada minutagem de cada atleta. Será que não se trata de pouco tempo dos jovens em campo para tirar conclusões precipitadas? Ou será que o pouco tempo comprova que o técnico Mano Menezes vem apostando menos nestes jogadores?
O caso mais curioso é de Estêvão. As redes sociais não vêm perdoando o meio-campo do Inter. Apesar de ter atuado em poucos minutos no Gauchão, até vaiado o garoto já foi. O dado surpreendente dele é que foram, no total, somente 64 minutos em campo em 2023 com a camisa colorada.
Matheus Dias aparece no horizonte da torcida como um volante que pode render bem mais do que Johnny, atleta bastante criticado nos últimos jogos (e que, vejam só, é da base colorada também). Pois ele não é utilizado há quatro jogos por Mano, sendo que só atuou 81 minutos até agora na temporada. Desde a contratação de Gabriel Baralhas, Matheus Dias sumiu.
Nessa mesma linha, aparece Lucca, que marcou seu primeiro gol como profissional na vitória sobre o São José. Ele tem aparecido mais por causa da inoperância de Alexandre Alemão. Agora, com a vinda de reforços para o ataque, o centroavante seguirá sendo usado?
A coluna traz aqui um panorama da utilização dos jovens citados acima. Assim, o torcedor poderá visualizar o tempo dado a cada jogador para, até de forma mais justa, julgar as atuações dos garotos.
Estêvão, 21 anos
- 2x2 Juventude - 13 minutos
- 1x1 Avenida - 9 minutos
- 4x0 São Luiz - 12 minutos
- 3x0 Ypiranga - 7 minutos
- 0x0 Novo Hamburgo - 4 minutos
- 2x2 Caxias - 8 minutos
- 1x0 Brasil de Pelotas - 11 minutos
Total = 7 jogos (64 minutos)
Lucca, 19 anos
- 2x2 Juventude - 13 minutos
- 1x1 Avenida - 1 minuto
- 0x0 Novo Hamburgo - 8 minutos
- 2x2 Caxias - 8 minutos
- 2x0 São José - 14 minutos
Total = 5 jogos (44 minutos)
Lucas Ramos, 22 anos
- 2x2 Juventude - 4 minutos
- 4x0 São Luiz - 5 minutos
- 2x2 Caxias - 18 minutos
- 2x0 São José - 4 minutos
Total = 4 jogos (31 minutos)
Matheus Dias, 20 anos
- 2x2 Juventude - 24 minutos
- 1x1 Avenida - 45 minutos
- 4x0 São Luiz - 12 minutos
Total = 3 jogos (81 minutos)
Thauan Lara, 19 anos
- 3x0 Ypiranga - 7 minutos