Os centenas de torcedores no aeroporto e os milhares esperados na Arena para sua apresentação demonstram a relevância de Luís Suárez. O maior goleador da seleção do Uruguai desperta expectativas e esperanças no Grêmio e, por conta deste contexto, pensar em possíveis recordes em sua passagem por Porto Alegre é algo natural.
É possível Suárez alcançar o topo da artilharia de estrangeiros na história do Grêmio? Com contrato de dois anos, o uruguaio precisará de um desempenho ofensivo altamente positivo para chegar a esta condição.
O argentino Hernán Barcos é o detentor da marca. Foram 45 gols marcados pelo centroavante, entre os anos de 2013 e 2015. Número desafiador, mas talvez bastante viável para Luís Suárez, tendo em vista sua carreira goleadora.
Suárez chegou a marcar 59 gols em uma temporada pelo Barcelona, no famoso ataque do time espanhol formado ainda por Messi e Neymar. No ano passado, pelo Nacional-URU, o centroavante balançou as redes oito vezes em 16 partidas. Em mais de 15 anos como profissional, são mais de 500 gols marcados.
Para um jogador que tem média de 0,6 gol por jogo na carreira, o recorde no Grêmio parece viável. Tudo depende de vários aspectos, como adaptação ao Brasil e rendimento físico. Agora, para seu nível técnico, está longe de ser impossível.
Estrangeiros com mais gols pelo Grêmio:
- Hernán Barcos - 45 gols (116 jogos)
- Alfredo Obberti - 35 gols (105 jogos)
- Ramón Castro - 30 gols (29 jogos)
- Atilio Ancheta - 27 gols (427 jogos)
- Carlos Zunino - 26 gols (59 jogos)
- Marcelo Moreno - 25 gols (57 jogos)
- Edixon Perea - 20 gols (60 jogos)
- Germán Herrera - 19 gols (80 jogos)
- Lucas Barrios - 18 gols (45 jogos)
- Maxi López - 17 gols (41 jogos)