Começou a Copa! No primeiro jogo da competição, o anfitrião Catar foi derrotado pelo Equador por 2 a 0. Os dois gols da partida foram marcados por Enner Valencia, escolhido como o melhor jogador da partida. Ele tem sido decisivo para sua seleção e está próximo de alcançar um recorde em mundiais.
Valencia marcou todos os últimos cinco gols do Equador em Copas do Mundo. Na edição de 2014, no Brasil, o atacante balançou uma vez as redes da Suíça e duas diante de Honduras. Em 2018, os equatorianos não se classificaram para a Copa.
A marca histórica em mundiais pertence ao português Eusébio, na edição de 1966 na Inglaterra, ao italiano Paolo Rossi, em 1982 na Espanha, e ao russo Salenko, em 1994 nos Estados Unidos. Os três anotaram seis gols em sequência por suas seleções.
Equador entrou na história da Copa do Mundo por ter vencido o anfitrião do torneio no jogo inaugural pela primeira vez. Além disso, o gol de pênalti de Valencia foi o primeiro da competição e, por ter sido por meio de penalidade, foi inédito.