Não foi por falta de aviso que o Grêmio acabou surpreendido pelo Mirassol. A derrota por 3 a 2 fora de casa para uma das equipes que é sensação no Paulistão eliminou o clube da primeira fase da Copa do Brasil. Algo inédito na história do Tricolor nesta velha conhecida competição.
Pentacampeão da Copa do Brasil, o Grêmio é o segundo time que mais conquistou o torneio, atrás apenas do Cruzeiro, que levantou a taça seis vezes. Em quase 200 partidas disputadas e 29 participações, jamais o clube gaúcho ficou pelo caminho logo em sua primeira etapa.
É bem verdade que, na temporada de 2014, o Grêmio foi eliminado da Copa do Brasil logo no primeiro jogo. No entanto, por ter participado da Libertadores naquele ano, o Tricolor ingressou diretamente nas oitavas de final. Além disso, a saída do torneio deu-se por uma punição ao clube em função do caso Aranha, goleiro do Santos que denunciou atos de racismo contra ele na Arena.
Até esta partida contra o Mirassol, a eliminação mais precoce do Grêmio na história da Copa do Brasil havia sido em 2006 e 2008, quando a queda ocorreu na segunda fase. No primeiro, perdeu para o 15 de Novembro, de Campo Bom. No segundo, foi eliminado pelo Atlético-GO.